quinta-feira, 6 de outubro de 2005

Como nascemos


Viemos ao mundo pelas mãos de uma Parteira Tradicional, envolvidas em toda a atmosfera de amor que cerca estas sábias mulheres no cumprimento de seu trabalho.

O C.A.I.S do Parto foi fundado em 1991, por Suely Carvalho, uma parteira paranaense buscou no nordeste o saber das parteiras tradicionais. Suely foi parteira hospitalar em Curitiba e Paranaguá. Inconformada com o tecnicismo, a impessoalidade e a desumanização na forma como se realiza o parto e nascimento no hospital determina-se a resgatar a tradição que herdou de suas avós Maria do Espírito Santo Santos e Ernestina Carvalho, e as bisavós Joaquina do Espírito Santo e Madalena Santos.

Em 1990, a parteira é selecionada como empreendedora social pela ASHOKA, e pode finalmente estruturar suas atividades com as parteiras e organizar o C.A.I.S do Parto. De uma chuva de palavras numa oficina para criar o nome da entidade, nasceu o C.A.I.S do Parto. C.A.I.S é uma sigla que significa Centro Ativo de Integração do Ser. É uma analogia a cais do porto; um lugar que está à margem, marginal. Essa analogia foi utilizada porque consideramos que defender e realizar partos e nascimentos naturais e humanizados é marginal, uma vez que não está de acordo com as práticas convencionadas pela "medicina moderna". No cais do porto as embarcações vêm de vários lugares ancoram no cais para descarregar, recarregar e seguir cruzando outros mares. No C.A.I.S. do Parto, as mulheres grávidas chegam de vários lugares. Aqui elas descansam, renovam as energias e seguem suas vidas. Nossa fonte inspiradora: o ser e fazer das Parteiras Tradicionais do Brasil.

A data de nascimento do C.A.I.S do Parto corresponde exatamente ao dia de seu batizado, 5 de julho de 1991. Sob a regência do signo de câncer, tendo como elemento natural a água alegre e dinâmica das corredeiras, sob a proteção da Deusa Oxum, mãe da fertilidade.

0 Comentários: